O tema deste trabalho de pesquisa são as canções de protesto produzidas no Brasil entre o período de 1968 à 1999, tanto na indústria fonográfica quanto nos movimentos sociais.
A música aqui é entendida como uma expressão cultural e como tal pode servir tanto para à expressão dos anseios de liberdade, alegria, amor, solidariedade, etc., como para reforçar a dominação ou formas de resistência, a essa dominação. Por isso focamos as canções de protesto, que remontam histórias, falas e gritos de resistência na história do Brasil contemporâneo. Selecionamos alguns movimentos sociais e musicais que se destacaram neste período, e buscamos levantar os conteúdos, personagens e lugares onde foram produzidas estas canções, sua diversidade de protestos, objetivos e conteúdos, e suas relações com a conjuntura social, política e econômica do país.
O trabalho percorre o movimento das músicas ao longo destas quatro décadas, suas transformações, mudanças. Recupera-se músicas produzidas ou utilizadas em movimentos musicais e sociais, reconstituindo a natureza destas canções tanto nos movimentos sociais como na indústria fonográfica e suas relações com a história do Brasil. O trabalho conclui esboçando as relações entre as mudanças históricas do país e os temas tratados nas músicas.