A Gestão da Escola Pública no Estado de São Paulo: da intenção a obra

Doutorado, 1995
Nome:
Maria da Glória Minguili
Resumo:

Este trabalho tem por objetivo geral a análise do discurso governamental do estado de São Paulo, referente à área de Educação, no período de 1983 a 1992, presente nas mensagens governamentais enviadas à Assembléia
Legislativa no inicio de cada ano. Buscamos captar o sentido das ações no campo da descentralização via instrumento de participação no interior do sistema educacional, com destaque para as políticas dirigidas aos denominados Conselhos de Escola.

A pesquisa aponta, no plano do discurso -ESTADO PENSANDO - o avanço formal da cidadania e participação na gestão da escola pública, bem como os limites desse discurso no que se refere a uma alteração mais substantiva da Educação no plano de suas ações -ESTADO AGINDO. 

Embora expressasse a intenção de ..diálogo com a comunidade" na mensagem de 1983, o Estado, durante os três governos analisados (Montoro, Quércia e Fleury) não propôs medidas institucionais (obras) capazes de viabilizarem a democratização da escola e da gestão via Conselho de Escola. Por isso, ao final, a titulo de contribuição, são apresentadas algumas medidas que poderão levar ao salto qualitativo de transformação da escola pública, transformação essa entendida no sentido da participação dos indivíduos como sujeitos e não como objetos na gestão efetiva dos destinos da coisa pública, no caso da escola pública.