Este trabalho objetiva realizar um estudo sobre a concepção educacional e a metodologia do Curso TAC (Técnico em Administração de Cooperativas). Esse curso é oferecido pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e é desenvolvido no ITERA (Instituto Técnico de Capacita.ção e Pesquisa da Reforma Agrária), na Escola Josué de Castro em Veranópolis — RS.
Aborda-se também a influência da prática dos egressos do curso TAC no Assentamento de Reforma Agrária Fazenda Reunidas de Promissão — SP. Analisa-se quais as inovações que resultam das ações desses técnicos militantes e se tais ações proporcionaram benefícios aos assentados dessa área. Outro aspecto constituinte dessa pesquisa é relacionar as ações pedagógicas e metodológicas desses técnicos, com as orientações gerais de funcionamento do MST.
Realiza-se urna análise da relação trabalho e educação, bem como a relação cooperação e educação e as contribuições dessas relações para a formação de quadros técnicos militantes. visando-se a atuação era áreas de assentamentos rurais de refo:uiia agrária, bem como em acampamentos de trabalhadores sem-terra. Na parte final do trabalho aborda-se as expectativas do MST e dos assentados em relação aos técnicos militantes formados pelo curso TAC e os resultados obtidos na prática desses profissionais.